Pessoal, boa noite! Poucos alunos dos 8°s anos têm enviado as respostas das atividades publicadas. Por favor façam as atividades, pois as mesmas são consideradas parte do conceito bimestral. Prof. José Carlos maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Pessoal, Lembrem-se que a devolução da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) do 1⁰ bimestre, resolvida, deverá acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2020 na E. E. Teruko Ueda Yamaguchi. A nota da AAP será considerada para o conceito do bimestre. Cuidem-se. Obrigado.
A SED – Secretaria Escolar Digital tem disponibilizado algumas ferramentas para o apoio pedagógico do aluno, visando sempre uma relação mais estreita nesses tempos de isolamento social. Uma dessas ferramentas recentes é o Classroom via CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo.
Por sua vez, tenho publicado nas turmas do Classroom as mesmas atividades publicadas no Blog da E. E. Teruko Ueda Yamaguti. Atividades estas que deverão ser feitas e encaminhadas para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br, se possível na data estabelecida.
Sendo assim, se você tem acessado o BLOG, feito as atividades e encaminhado para o e-mail citado acima, NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LAS NOVAMENTE só porque você as encontrou no Classroom.
“Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma e aos outros (Bamberger, 1987, p.29).”
ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS A UNIDADE ESCOLAR NÃO ENVIA MENSAGENS POR WHATSAPP E NÃO LIGA PARA NINGUÉM OFERECENDO BOLSA DE ESTUDOS OU CURSOS, BEM COMO NÃO PODE TER NENHUM VÍNCULO COM EMPRESA PRIVADA QUE NÃO SEJA AUTORIZADO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - É GOLPE.
AS AAPs QUE FORAM ENTREGUES JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR,DEVEM SER REALIZADAS E DEVOLVIDAS OBRIGATORIAMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS 27 E 28 DE MAIO DAS 10:00 ÀS 16:00.
Pessoal, observem os fatos que farão parte de nossa história nesses dias de afastamento social devido a pandemia de Covid-19.
DECRETO Nº 59.450, DE 18 DE MAIO DE 2020: Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020, para o fim de antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para os dias 20 e 21 de maio de 2020, declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020 e dá outras providências.
Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda, 25 de junho de 2020, o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) e PROVIMENTO CSM Nº 2.559/2020.
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 2º BIMESTRE – 8ºS ANOS - EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL – COVID-19
Prof. José Carlos – Tecnologia e Inovação e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
As atividades apresentadas no caderno do aluno, 2º bimestre, foram elaboradas para uma rotina de sala de aula, ou seja, elas servirão como material de apoio. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada, remotamente e em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las através do computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor.
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - VOLUME 2 – PARTE 2
Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola. Procure, dentro de suas possibilidades, cumprir a data de entrega das mesmas.
As atividades a seguir ainda não estão disponíveis no Blog, estão no caderno de aluno. Aguarde as instruções.
Página 59 – Atividade 1 – Fake News Página 60 – Atividade 2 – Fato ou boato Página 61 – Atividade 3 – Influenciadores Digitais Página 61 – Atividade 4 – “Monetizando” as publicações Página 62 – Atividade 5 – Mão na massa – Criando conteúdo e engajando seguidores Página 63 – Atividade 6 – Entendendo a programação Página 64 – Atividade 7 – Programando o computador Página 65 – Atividade 8 – Programação Plugada! Página 68 – Atividade 9 – Programe Página 68 – Atividade 10 – Circuito de Jogos
Bom dia. Essa lição? Você se refere ao vídeo sobre Cyberbullying? Se for, é apenas uma indicação para assistir o vídeo. Poderá assisti-lo a qualquer momento, ou seja, sem prazo. O vídeo nos ensina muitas coisas. Aproveite.
Bonno, ótima tarde. As atividades de Tecnologia e Inovação são apenas 3 no 2º bimestre. Procure fazer a Atividade 1. Leia com calma a parte conceitual. Quando terminar escreva para maltes@professor.educacao.sp.gov.br. Aguardo.
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 3º BIMESTRE – 8ºs ANOS - EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL – COVID-19.
Prof. José Carlos – Tecnologia e Inovação e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Pessoal, iniciamos em 03/08/2020 mais um bimestre, o terceiro. As atividades apresentadas no caderno do aluno foram elaboradas para uma rotina de sala de aula. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada e remotamente, ou seja, afastamento social, em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las pelo computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no seu caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor. Uma outra opção é comparecer na Unidade Escolar e retirar a atividade impressa e devolvê-la, após a finalização, na Escola. Lembre-se de que a Escola (Equipe Gestora, Secretaria, Professores, etc.) está disponível para ajuda-los.
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 8º Ano – Ensino Fundamental - VOLUME 3 – PARTE 2
Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola e na turma no CLASSROOM.
Aqui é nossa casa (pág. 43) Atividade 1 – Em busca de informações (pág. 43) Atividade 2 – Uma campanha para consumo consciente (pág. 45)
Quem disse que ser feliz é consumir? (pág. 45) Atividade 1 – Você é consumista? (pág. 46) Atividade 2 – Ironia + crítica para fazer pensar (pág. 46) Atividade 3 – E a vencedora é... (pág. 46)
Aprendendo a programar (pág. 47) Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários (pág. 47) Atividade 2 – Contagem em linguagem binária (pág. 48) Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia (pág. 49) Atividade 4 – Algoritmo (pág. 49) Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição (pág. 50) Atividade 6 – Desenhando com comandos (pág. 51) Atividade 7 – A impressora humana (pág. 51)
Introdução: Elétrica e Eletrônica II (pág. 52) Atividade 1 – Polaridade: uma investigação (pág. 52) Atividade 2 – Construção e instalação de um interruptor (pág. 53) Atividade 3 – Maquete de Iluminação Pública – Circuito em paralelo (pág. 55)
Introdução à Elétrica e à Eletrônica II (pág. 55) Atividade 1 – Mini abajur eletrônico (pág. 56) Atividade 2 – Controlando a direção de giro do motor (pág. 57) Atividade 3 – Robô Inseto - Motor DC (pág. 58)
POR FAVOR, SEMPRE QUE FIZER UMA ATIVIDADE COLOQUE NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.
Pedro, ótima tarde. O desafio é uma atividade extra. Você já sabia o que é plano cartesiano? Se sim, fique tranquilo em relação ao Desafio. Qualquer dúvida é só escrever. Cuide-se moço.
RECESSO ESCOLAR DE 24 A 28/08/2020 - GABINETE DO SECRETÁRIO - Resolução Seduc-60, de 19-8-2020 Altera a Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar. DOE DE 20/08/2020 EXECUTIVO I PÁGINAS 42 E 43.
Nosso recesso durou cinco dias, de 24 a 28 de agosto de 2020. Mais um período para reorganizar nossas ideias, nossas tarefas, nossas vidas, nesse período de afastamento social.
A E.E.Teruko Ueda Yamaguti continuou no mesmo lugar. Falo da escola física, de tijolos, mas a ESCOLA formadora continuou em movimento, assim como nós, seres em movimento constante. No mundo das ideias tudo é possível e no mundo real? Cadê nossa contribuição para as mudanças desejadas? Atingimos um objetivo com mais facilidade quando estamos caminhando em grupo. Somos um corpo.
HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)
Seja o protagonista. Voe conosco. A E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTI é asa, só depende de você.
Pessoal, um ótimo momento, sem tempo determinado, isto é, não importa se é dia, tarde ou noite. Somos merecedores de felicidade. Gostaria de compartilhar com vocês mais uma mensagem de Rubem Alves, OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA. “A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. ”
Todos nós estamos aprendendo nesse momento impar em nossas vidas. Sejamos protagonistas e não lamentadores.
Bom dia pessoal. Dia 11/09/2020, às 11:15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Estamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
Mantenha o foco no que está lendo, chame seus pais para participarem dessa leitura. Aproveite esse momento. Fortaleça os laços familiares. Crie laços afeitos.
Viver e lutar vale sempre a pena
“Existem momentos em que parece que nossos sonhos se tornam inalcançáveis. A vida nem sempre nos dá facilidades quando buscamos algo que desejamos muito e por vezes acabamos por ter medo e permitir que a confiança vá embora.
Não desanime, nenhum esforço é em vão. Existe um tempo determinado para que as coisas aconteçam e com certeza você alcançará suas metas. Creia. Confie no seu potencial.
Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Nunca ninguém conquistou algo abaixando os braços ou deixando se vencer. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória. Nessa caminhada não cruze os braços, não se feche, fale, se preciso for grite. Segure nas mãos dos seus pais, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus orientadores. Viver sempre vale a pena.”
Bom dia pessoal. Dia 25/09/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Primeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.
Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?
Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?
Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.
Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.
Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?
Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, 1ª linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da 1ª linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na 1ª linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?)
Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?
Seta para baixo ↓
Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.
Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.
Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?
Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo para a execução de uma tarefa.
Exemplo: 1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓ 2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓ 3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza .... e sim por diante.
Bom dia pessoal. Dia 09/10/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Bom dia pessoal. Dia 16/10/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Bom dia pessoal. Dia 06/11/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Bom dia pessoal. Dia 20/11/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Bom dia pessoal. Dia 04/12/2020, às 11h15, está prevista mais uma aula de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) através do CMSP. Participem do chat interativo de forma consciente. Lembrem-se de que a entrega de atividades faz parte da formação. Obrigado.
“A vida é um espetáculo. Se não está contente com a tua história, reescreva um novo capítulo, mude o foco, veja onde está errando. Seja a mudança que sua vida precisa, seja a felicidade que te falta, seja a alegria que você merece, seja o riso mais sincero, a amizade mais pura, seja calor, seja amor, seja afago, seja você, seja protagonista da tua história. Dedique-se para o teu melhor papel, pois o teu talento ninguém tira e você nasceu para brilhar.” Autor desconhecido.
Srs. pais e ou responsáveis, estamos seguindo para a reta final, mas, temos ainda muitos compromissos com seus filhos e filhas e a responsabilidade de vocês pais e nós escola é de encerrarmos este ano letivo com bastante tranquilidade apesar de ainda estarmos em plena pandemia da COVID-19.
ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS
- Entre os dias 04 a 08 de dezembro teremos o provão da escola que será realizado através do:
terukoefaf.blogspot.com – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS terukoejamedio.blogspot.com – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS terukouedaemeja.blogspot.com – ENSINO MÉDIO
- Entre os dias 07 a 11 de dezembro os estudantes devem RETIRAR na secretaria da escola as avaliações diagnósticas de retorno (Língua Portuguesa e matemática) e DEVOLVER na secretaria da escola até o dia 18 de dezembro; esta avaliação está disponível na SED (www.sed.educacao.sp.gov.br) mesmo local onde foi realizada a AAP do 3° bimestre
- LIVRO DIDÁTICO: é OBRIGATÓRIA a DEVOLUÇÃO de TODOS os livros didáticos recebidos no início do ano e a ENTREGA deverá ser feita a partir do dia 07 dezembro.
- Os estudantes que não conseguiram realizar a AAP do 3° bimestre, aguardar informações, porém os alunos não poderão ser prejudicados por instabilidade no sistema SED.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e agradecemos desde já a colaboração de todos.
Bom dia pessoal. Dia 18/12/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
Pessoal, boa noite!
ResponderExcluirPoucos alunos dos 8°s anos têm enviado as respostas das atividades publicadas.
Por favor façam as atividades, pois as mesmas são consideradas parte do conceito bimestral.
Prof. José Carlos
maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Pessoal,
ResponderExcluirLembrem-se que a devolução da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) do 1⁰ bimestre, resolvida, deverá acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2020 na E. E. Teruko Ueda Yamaguchi. A nota da AAP será considerada para o conceito do bimestre.
Cuidem-se.
Obrigado.
Obrigado Professor...se cuide também. Minha atividade foi enviada hoje! Enzo 8A.
ResponderExcluirEnzo, bom dia.
ExcluirAtividade lançada no controle.
Obrigado.
Cuide-se.
Pessoal,
ResponderExcluirLembrando mais uma vez.
A SED – Secretaria Escolar Digital tem disponibilizado algumas ferramentas para o apoio pedagógico do aluno, visando sempre uma relação mais estreita nesses tempos de isolamento social. Uma dessas ferramentas recentes é o Classroom via CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo.
Por sua vez, tenho publicado nas turmas do Classroom as mesmas atividades publicadas no Blog da E. E. Teruko Ueda Yamaguti. Atividades estas que deverão ser feitas e encaminhadas para o e-mail maltes@professor.educacao.sp.gov.br, se possível na data estabelecida.
Sendo assim, se você tem acessado o BLOG, feito as atividades e encaminhado para o e-mail citado acima, NÃO É NECESSÁRIO FAZÊ-LAS NOVAMENTE só porque você as encontrou no Classroom.
“Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma e aos outros (Bamberger, 1987, p.29).”
ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS A UNIDADE ESCOLAR NÃO ENVIA MENSAGENS POR WHATSAPP E NÃO LIGA PARA NINGUÉM OFERECENDO BOLSA DE ESTUDOS OU CURSOS, BEM COMO NÃO PODE TER NENHUM VÍNCULO COM EMPRESA PRIVADA QUE NÃO SEJA AUTORIZADO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - É GOLPE.
ResponderExcluirAS AAPs QUE FORAM ENTREGUES JUNTO COM O MATERIAL ESCOLAR,DEVEM SER REALIZADAS E DEVOLVIDAS OBRIGATORIAMENTE NA SECRETARIA DA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS 27 E 28 DE MAIO DAS 10:00 ÀS 16:00.
Pessoal, observem os fatos que farão parte de nossa história nesses dias de afastamento social devido a pandemia de Covid-19.
ResponderExcluirDECRETO Nº 59.450, DE 18 DE MAIO DE 2020:
Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020, para o fim de antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para os dias 20 e 21 de maio de 2020, declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações no dia 22 de maio de 2020 e dá outras providências.
Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda, 25 de junho de 2020, o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932) e PROVIMENTO CSM Nº 2.559/2020.
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 2º BIMESTRE – 8ºS ANOS - EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL – COVID-19
ResponderExcluirProf. José Carlos – Tecnologia e Inovação
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
As atividades apresentadas no caderno do aluno, 2º bimestre, foram elaboradas para uma rotina de sala de aula, ou seja, elas servirão como material de apoio. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada, remotamente e em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las através do computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor.
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - VOLUME 2 – PARTE 2
Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola. Procure, dentro de suas possibilidades, cumprir a data de entrega das mesmas.
As atividades a seguir ainda não estão disponíveis no Blog, estão no caderno de aluno. Aguarde as instruções.
Página 59 – Atividade 1 – Fake News
Página 60 – Atividade 2 – Fato ou boato
Página 61 – Atividade 3 – Influenciadores Digitais
Página 61 – Atividade 4 – “Monetizando” as publicações
Página 62 – Atividade 5 – Mão na massa – Criando conteúdo e engajando seguidores
Página 63 – Atividade 6 – Entendendo a programação
Página 64 – Atividade 7 – Programando o computador
Página 65 – Atividade 8 – Programação Plugada!
Página 68 – Atividade 9 – Programe
Página 68 – Atividade 10 – Circuito de Jogos
Olá essa lição já passou do prazo de entrega?
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirEssa lição? Você se refere ao vídeo sobre Cyberbullying? Se for, é apenas uma indicação para assistir o vídeo. Poderá assisti-lo a qualquer momento, ou seja, sem prazo. O vídeo nos ensina muitas coisas. Aproveite.
Cuide-se,
RELAÇÃO DAS VIDEOAULAS JÁ PUBLICADAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP)
ResponderExcluirTECNOLOGIA E INOVAÇÃO
8º ANOS
As aulas já publicadas poderão ser acessadas novamente. Caso alguém não assistiu alguma aula, aproveite para rever as mesmas.
28/04 – Primeiros passos na programação
https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s
29/04 – Segurança na Internet
https://www.youtube.com/watch?v=5JCX16sCZJw&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=3&t=0s
30/04 - Cyberbullying
https://www.youtube.com/watch?v=CEC4ACi0LZo&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=4&t=0s
04/05 – Cultura Maker em tempo de pandemia
https://www.youtube.com/watch?v=VdUzGgS90cQ&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=5&t=0s
13/05 – Aprendendo a fazer
https://www.youtube.com/watch?v=pet5GPWnusI&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=6&t=0s
29/05 – Narrativas digitais
https://www.youtube.com/watch?v=scegZJO0Ft0&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=7&t=0s
12/06 – Cultura digital - Como nós nos informamos?
https://www.youtube.com/watch?v=bhQ8xzGBF-s&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=8&t=0s
VIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 26/06.
ResponderExcluirComportamento digital - https://www.youtube.com/watch?v=DYQ2TvwDkA0
ola , professora (o) nao fiz as atividades pois nao sabia da existencia do blog, posso fazer a sua ultima atividade e entregar ate dia 31
ResponderExcluirBonno, ótima tarde. As atividades de Tecnologia e Inovação são apenas 3 no 2º bimestre. Procure fazer a Atividade 1. Leia com calma a parte conceitual. Quando terminar escreva para maltes@professor.educacao.sp.gov.br. Aguardo.
ExcluirVIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 24/07.
ResponderExcluirTecnologia e Inovação - Muito além das ‘fake news’ - https://www.youtube.com/watch?v=pkKUE-FapCM&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=11
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O 3º BIMESTRE – 8ºs ANOS - EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL – COVID-19.
ResponderExcluirProf. José Carlos – Tecnologia e Inovação
e-mail: maltes@professor.educacao.sp.gov.br
Pessoal, iniciamos em 03/08/2020 mais um bimestre, o terceiro. As atividades apresentadas no caderno do aluno foram elaboradas para uma rotina de sala de aula. Essas mesmas atividades serão trabalhadas de forma diferenciada e remotamente, ou seja, afastamento social, em casa. Seus pais e ou responsáveis poderão auxiliá-los na execução das mesmas. Caso você não tenha condições de executá-las pelo computador, celular, etc., use o caderno do aluno ou o seu caderno para fazê-las, tire fotos e envie para o e-mail do professor. Não tem como tirar fotos? Então faça as atividades no seu caderno e assim, que retornarmos as atividades presenciais, apresente as atividades ao professor. Uma outra opção é comparecer na Unidade Escolar e retirar a atividade impressa e devolvê-la, após a finalização, na Escola. Lembre-se de que a Escola (Equipe Gestora, Secretaria, Professores, etc.) está disponível para ajuda-los.
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO – 8º Ano – Ensino Fundamental - VOLUME 3 – PARTE 2
Lembrem-se: as atividades serão publicadas no BLOG da escola e na turma no CLASSROOM.
Aqui é nossa casa (pág. 43)
Atividade 1 – Em busca de informações (pág. 43)
Atividade 2 – Uma campanha para consumo consciente (pág. 45)
Quem disse que ser feliz é consumir? (pág. 45)
Atividade 1 – Você é consumista? (pág. 46)
Atividade 2 – Ironia + crítica para fazer pensar (pág. 46)
Atividade 3 – E a vencedora é... (pág. 46)
Aprendendo a programar (pág. 47)
Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários (pág. 47)
Atividade 2 – Contagem em linguagem binária (pág. 48)
Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia (pág. 49)
Atividade 4 – Algoritmo (pág. 49)
Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição (pág. 50)
Atividade 6 – Desenhando com comandos (pág. 51)
Atividade 7 – A impressora humana (pág. 51)
Introdução: Elétrica e Eletrônica II (pág. 52)
Atividade 1 – Polaridade: uma investigação (pág. 52)
Atividade 2 – Construção e instalação de um interruptor (pág. 53)
Atividade 3 – Maquete de Iluminação Pública – Circuito em paralelo (pág. 55)
Introdução à Elétrica e à Eletrônica II (pág. 55)
Atividade 1 – Mini abajur eletrônico (pág. 56)
Atividade 2 – Controlando a direção de giro do motor (pág. 57)
Atividade 3 – Robô Inseto - Motor DC (pág. 58)
POR FAVOR, SEMPRE QUE FIZER UMA ATIVIDADE COLOQUE NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.
oi professor a atividade nova do dia 03 de agosto esta escrito que e do 9 ano ,esta certo?
ResponderExcluirBoa noite. Já solicitei a alteração para a Coord. Renata. Mas, não se preocupe, pode fazer. O conteúdo é o mesmo.
ExcluirObrigado por avisar.
Prof, precisa fazer o desafio da atividade do dia 3 de agosto?
ResponderExcluirSou do 8 ano E
Pedro, ótima tarde.
ResponderExcluirO desafio é uma atividade extra. Você já sabia o que é plano cartesiano? Se sim, fique tranquilo em relação ao Desafio. Qualquer dúvida é só escrever.
Cuide-se moço.
RECESSO ESCOLAR DE 24 A 28/08/2020 - GABINETE DO SECRETÁRIO - Resolução Seduc-60, de 19-8-2020 Altera a Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar. DOE DE 20/08/2020 EXECUTIVO I PÁGINAS 42 E 43.
ResponderExcluirNosso recesso durou cinco dias, de 24 a 28 de agosto de 2020. Mais um período para reorganizar nossas ideias, nossas tarefas, nossas vidas, nesse período de afastamento social.
ResponderExcluirA E.E.Teruko Ueda Yamaguti continuou no mesmo lugar. Falo da escola física, de tijolos, mas a ESCOLA formadora continuou em movimento, assim como nós, seres em movimento constante. No mundo das ideias tudo é possível e no mundo real? Cadê nossa contribuição para as mudanças desejadas? Atingimos um objetivo com mais facilidade quando estamos caminhando em grupo. Somos um corpo.
HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)
Seja o protagonista. Voe conosco. A E.E. TERUKO UEDA YAMAGUTI é asa, só depende de você.
Prof. José Carlos
Pessoal, um ótimo momento, sem tempo determinado, isto é, não importa se é dia, tarde ou noite. Somos merecedores de felicidade.
ResponderExcluirGostaria de compartilhar com vocês mais uma mensagem de Rubem Alves, OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA.
“A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas... Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. ”
Todos nós estamos aprendendo nesse momento impar em nossas vidas. Sejamos protagonistas e não lamentadores.
Prof. José Carlos
Bom dia pessoal. Dia 11/09/2020, às 11:15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirSETEMBRO AMARELO
ResponderExcluirEstamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
Mantenha o foco no que está lendo, chame seus pais para participarem dessa leitura. Aproveite esse momento. Fortaleça os laços familiares. Crie laços afeitos.
Viver e lutar vale sempre a pena
“Existem momentos em que parece que nossos sonhos se tornam inalcançáveis. A vida nem sempre nos dá facilidades quando buscamos algo que desejamos muito e por vezes acabamos por ter medo e permitir que a confiança vá embora.
Não desanime, nenhum esforço é em vão. Existe um tempo determinado para que as coisas aconteçam e com certeza você alcançará suas metas. Creia. Confie no seu potencial.
Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Nunca ninguém conquistou algo abaixando os braços ou deixando se vencer. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória. Nessa caminhada não cruze os braços, não se feche, fale, se preciso for grite. Segure nas mãos dos seus pais, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus orientadores. Viver sempre vale a pena.”
Prof. José Carlos
Bom dia pessoal. Dia 25/09/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirAtividade 4 - Explicação.
ResponderExcluirPrimeiro leia a explicação sem pressa. Quando chegar no final da leitura. Reinicie para fazer o exercício.
Essa atividade tem como objetivo entender que para cada ação existe um comando, ou vários comandos e uma representação gráfica ou várias. Como assim?
Exemplo: Comprar pão na padaria. Como você faz para chegar na padaria?
Esse passo a passo: abrir a porta, caminhar até o portão, abrir o portão, caminhar até a esquina, virar à direita, caminhar até a próxima esquina, virar à esquerda, caminhar mais um pouco, descer a rua e pronto, chegou no local desejado, isto é, na padaria.
Algoritmo é isso, um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.
Na atividade temos um papel quadriculado com quadrados em branco e quadrados pintados de preto, cinza, marrom e vermelho que formam a figura do Snoop. Certo?
Se você iniciar no primeiro quadrado, canto superior esquerdo, 1ª linha (quadrado branco) você precisará seguir até o final da 1ª linha. Você seguirá passando para o próximo quadrado usando setas para a direita → até chegar no último quadrado (na 1ª linha não tem nenhum quadrado pintado. Certo?)
Agora que você chegou no último quadrado da 1ª linha você precisa passar para a linha de baixo (2ª linha). Como?
Seta para baixo ↓
Agora seu caminho será da direita para esquerda, seta para esquerda ←. Siga com setas para a esquerda até chegar no quadrado pintado (qual cor? Está no desenho). Para o quadrado pintado, use X e cor. Exemplo: X preto, ou X marrom, X vermelho ou X cinza. Lembre-se que os quadrados brancos de dentro da figura são quadrados de cor branca, então X branco.
Quando você chegar no final da 2ª linha, você precisa passar para a 3ª linha. Como? Seta para baixo e assim sucessivamente. Lembrando ainda que ao mudar de linha, no final dela ou no início dela, as setas mudam de posição.
Você conseguiu entender que algoritmo é um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa?
Não é necessário fazer essa sequência até a última linha da figura, quero que entenda o processo para a execução de uma tarefa.
Exemplo:
1ª linha: → → → → → → → → → → → → → → → → ↓
2ª linha: ← ← ← X preto X preto X preto X preto ← ↓
3ª linha→ → → → → X cinza X cinza X cinza ....
e sim por diante.
Dúvidas? Interaja.
Bom dia pessoal. Dia 09/10/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirVIDEOAULA PUBLICADA NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP) EM 09/10.
ResponderExcluir09/10 - 8ª ano do EF - Tecnologia e Inovação - Nativos digitais
https://www.youtube.com/watch?v=Tgt3s8wd6Y8&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=14
Bom dia pessoal. Dia 16/10/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia pessoal. Dia 06/11/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia pessoal. Dia 20/11/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluirBom dia pessoal. Dia 04/12/2020, às 11h15, está prevista mais uma aula de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) através do CMSP. Participem do chat interativo de forma consciente. Lembrem-se de que a entrega de atividades faz parte da formação. Obrigado.
ResponderExcluir“A vida é um espetáculo. Se não está contente com a tua história, reescreva um novo capítulo, mude o foco, veja onde está errando. Seja a mudança que sua vida precisa, seja a felicidade que te falta, seja a alegria que você merece, seja o riso mais sincero, a amizade mais pura, seja calor, seja amor, seja afago, seja você, seja protagonista da tua história. Dedique-se para o teu melhor papel, pois o teu talento ninguém tira e você nasceu para brilhar.”
ResponderExcluirAutor desconhecido.
Bom dia,
ResponderExcluirSrs. pais e ou responsáveis, estamos seguindo para a reta final, mas, temos ainda muitos compromissos com seus filhos e filhas e a responsabilidade de vocês pais e nós escola é de encerrarmos este ano letivo com bastante tranquilidade apesar de ainda estarmos em plena pandemia da COVID-19.
ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS
- Entre os dias 04 a 08 de dezembro teremos o provão da escola que será realizado através do:
terukoefaf.blogspot.com – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
terukoejamedio.blogspot.com – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
terukouedaemeja.blogspot.com – ENSINO MÉDIO
- Entre os dias 07 a 11 de dezembro os estudantes devem RETIRAR na secretaria da escola as avaliações diagnósticas de retorno (Língua Portuguesa e matemática) e DEVOLVER na secretaria da escola até o dia 18 de dezembro; esta avaliação está disponível na SED (www.sed.educacao.sp.gov.br) mesmo local onde foi realizada a AAP do 3° bimestre
- LIVRO DIDÁTICO:
é OBRIGATÓRIA a DEVOLUÇÃO de TODOS os livros didáticos recebidos no início do ano e a ENTREGA deverá ser feita a partir do dia 07 dezembro.
- Os estudantes que não conseguiram realizar a AAP do 3° bimestre, aguardar informações, porém os alunos não poderão ser prejudicados por instabilidade no sistema SED.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e agradecemos desde já a colaboração de todos.
Att
Equipe Gestora
Bom dia pessoal. Espero que todos estejam bem. Atividades em atraso poderão ser entregues até o dia 16/12.
ResponderExcluirObrigado.
Bom dia pessoal. Dia 18/12/2020, às 11h15, aula de TECNOLOGIA para os 8°s Anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) no CMSP. Participem de chat interativo de forma consciente. Obrigado.
ResponderExcluir